DEUS DE MAMÃE

deus_thumb[5]Ciumento e vingativo

Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos. Êxodo 20:5.

E chamam a isso de Deus!


mãe repreendendo filhoQuando seu pai chegar!

Quando somos ainda crianças, por volta dos dois ou três anos, é quando ouvimos falar de Deus pela primeira vez. Nessa época, esse deus é chamado de ‘Deus de Mamãe’, por uma razão muito simples: devido à incompetência da mãe em lidar com as artes e teimosias do filho, ela busca frequentemente se apoiar na figura paterna. Mas nem sempre isso dá resultado, pois crianças são por natureza arteiras e teimosas. Então a mãe, em sua sapiência, recorre à figura mais temível de todas: Deus!

Foto: Quando o seu pai chegar, você vai ver só!


comportamento-castigoQue inferno é esse?

A ideia de inferno é bastante desagradável e assustadora para uma criança de dois, três ou quatro anos, mas o pior mesmo é o conceito que a criança adquire e vai formando com o passar dos anos, a respeito de Deus. Deus é um carrasco, malvado, sempre de cara feia e de mau humor, e para piorar as coisas, disseram para a criança que ele é onipotente, onipresente e onisciente. Na linguagem mas apropriada a uma criança, foi dito a ela que Deus está em todos os lugares, que Ele vê tudo e que Ele sabe de tudo. A criança fica então aterrorizada, pois não tem como escapar das garras desse Deus. E mais, a criança fica totalmente confusa, pois ao mesmo tempo que se passa para ela a imagem de um deus carrasco, também se passa a imagem de um deus bondoso, de puro amor. E estamos falando do mesmo deus. A criança fica sem entender nada, pois afinal de contas, Deus é bom ou é ruim? Ou seria um psicopata bipolar?

Foto: Papai do céu não gosta quando você desobedece. Se você não se comportar, quando você morrer Ele vai mandar você para o Inferno e você ficará lá, queimando por toda a eternidade!


mummyreturns007Foto: Talvez seja isso que as crianças imaginam quando adultos falam de Deus. Seria por isso que as pessoas temem Deus?


Hell-is-not-a-real-placeTeologia para crianças de quatro anos!

Isso é Teologia para crianças de três ou quatro anos de idade. O grande problema disso, é que a criança cresce, se torna um adulto com 30, 40, 50 anos ou mais e continua acreditando no Deus de mamãe. Continua acreditando num Deus carrasco, vingativo, ciumento, traiçoeiro e nunca para para pensar ou sequer fazer uma revisão em suas crenças. Pra completar a ‘lavagem cerebral’, mental e emocional que se faz na criança, há ainda uma historinha que se conta para todas as crianças quando ainda pequenas, quando elas começam a fazer perguntas difíceis de responder: A historinha do Jardim do Éden. Mas isso é assunto para outro post.

Foto: Ensinar às crianças que o inferno existe é abuso de menores!


Anúncios

5 ideias sobre “DEUS DE MAMÃE

  1. rafael

    Continue lendo o restante:
    E FAÇO MISERICÓRDIA AOS QUE ME AMAM ATÉ MIL GERAÇÕES .
    Viu como Deus é amor? Ele visita a iniquidade aos que O odeiam somente até a quarta geração, porém, abençoa àqueles que O amam ATÉ MIL GERAÇÕES!!!!!!!
    Compreendeu?

    Resposta
  2. Lukas

    Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
    Leia o capítulo completo: Êxodo 20

    Zeloso e ciumento tem significados diferentes.

    Resposta
    1. Eduardo LBM Autor do post

      Eu até leria, Lukas, se eu pudesse ter acesso aos originais. Mas me recuso a levar a sério uma tradução que já sofreu pelo menos 400 mil alterações, a maioria delas para atender interesses do poder dominante em cada época. Além disso, que diferença faz, ciumento ou zeloso, se estamos falando de um deus criado por homens à sua imagem e semelhança e com emoções e comportamentos piores do que os dos humanos? Na justiça humana, ainda temos habeas corpus, julgamento em primeira e segunda instâncias, apelação e toda uma estrutura jurídica que, se usada corretamente, impede que alguém seja injustamente punido. Já na “Justiça de deus”, se você “desagradar” o deus carrasco, você vai pro inferno por toda a eternidade, não tem apelação, habeas corpus, diminuição da pena por bom comportamento, nada disso. É por TODA A ETERNIDADE!!! E ainda chamam isso de deus? É um deus bem conveniente para ser utilizado pelo poder dominante atual para controlar o gado e principalmente as ovelhas.

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s