BERTOLD BRECHT (DUAL LANGUAGE)

Não tenho nada a ver com isso!
I have nothing to do with this!


Bertolt-Brecht“First of all, they came to take the gypsies
and I was happy because they pilfered.
Then they came to take the Jews and I said nothing,
because they were unpleasant to me.
Then they came to take homosexuals,
and I was relieved, because they were annoying me.
Then they came to take the Communists,
and I said nothing because I was not a Communist.
One day they came to take me,
and there was nobody left to protest.

Bertold Brecht, inspired by Emil Gustav Friedrich Martin Niemöller”


Brecht glassesPrimeiro eles vieram para levar os ciganos
e eu fiquei feliz, porque ciganos furtavam.
Então eles vieram para levar os judeus
e eu não protestei porque judeus não me agradavam.
Então eles vieram para levar os homossexuais
e eu fiquei aliviado, pois estavam a me irritar.
Então vieram para levar os comunistas
e eu não protestei, porque eu não era comunista.
Um dia vieram para me levar
e não havia mais ninguém para protestar.


Inspirado nesse poema de Bertold Brecht, eu acrescentaria:

Extremistas islâmicos se infiltraram em vários países do mundo
e demarcaram ‘zonas controladas pela Shária’
numa atitude de total desrespeito pelas leis dos países que os acolheram.
Começaram a perseguir e molestar pessoas que não seguiam suas leis.
Mas eu não protestei, porque eu não vivo nesses países,
portanto, não tenho nada a ver com isso.
Então, num ato de extrema ousadia, eles tomaram a Inglaterra
e também demarcaram territórios controlados.
Mas eu não tô nem aí, afinal eu não sou cidadão Inglês.
Não tenho nada a ver com isso.
Em breve eles chegarão ao meu país,
que já se encontra fragilizado
devido a tantas mazelas e corrupção.
No meu país, não há sequer leis a serem afrontadas,
pois essas leis já vem sendo há muito desrespeitadas.
Então eles demarcarão territórios controlados
e iniciarão uma perseguição ideológica sem precedentes
aos que forem contrários às suas leis.
E onde eu estarei?
Onde estará você?


Inspired by this poem by Bertold Brecht, I would add:

Islamic extremists have infiltrated many countries worldwide,
staked out ‘Sharia controlled zones’ in an attitude of
total disregard for the laws of the countries that welcomed them’.
They started to persecute and harass people
who did not follow their laws.
But I did not speak up because I do not live in those countries,
therefore, I have nothing to do with it.
Then, in an act of extreme daring, they took England
and also staked their ‘Sharia controlled zones.
But I do not really care, after all I’m not an English citizen.
I have nothing to do with it.
Soon they will come to my country,
which is already weakened due to so many ills and corruption.
In my country, there are not even laws to be affronted
because these laws have already been long disregarded.
Then they will demarcate ‘Sharia controlled zones’
and will initiate an unprecedented ideological persecution
to those who are contrary to their laws.
And where will I be?
Where will you be?

Eduardo Lbm


Deixe um comentário

