ANO NOVO METAS NOVAS

 

VOCÊ SABE O QUE SÃO METAS SMART?

 (S)PECIFIC = A meta tem que ser específica: O que?

(M)EASURABLE = A meta precisa ser mensurável: Quanto ou quantos?

(A)CHIEVABLE = A meta precisa ser atingível: Como?

(R)ELEVANT = A meta precisa ser relevante: Para que?

(T)EMPORAL = A meta precisa ter prazo: Quando?


R7-O-que-ser-padrao-ou-empregadoO que você quer?

Muito se fala de que as pessoas devem estabelecer metas se quiserem fazer algo importante ou chegar a algum lugar. Primeiro de tudo, uma meta tem de ser específica (o “S” do smart). Você tem que definir com clareza o que você quer ou onde quer chegar. Para isso a pergunta é: “O que?” O que você quer? Um carro? Uma casa? Viajar para Paris? Constituir uma empresa? Se você não souber o que quer, não terá coisa alguma, então é necessário ser específico. Que tipo de carro? Qual marca? Qual modelo? Que tamanho de casa? Quantos cômodos? Com garagem? Com quintal grande ou pequeno?


congestionamento_avioesQuanto você quer?

O segundo item do smart é o “M” de mensurável. A sua meta precisa ser mensurável ou quantificável. Quantos carros? Quantas casas? Que tamanho de carro ou casa? Quanto sua empresa quer produzir ou faturar? A pergunta para isso é: Quanto ou quantos? Entretanto, tenha certeza de que seu cérebro reptiliano não está lhe traindo ao estabelecer quanto ou quantos. Você quer ter uma frota de trezentos caminhões? Para quê? Por qual motivo você quer que sua empresa aumente a produção para 30 mil unidades de um certo produto, quando 5 mil unidades bastariam para se ter um nível de qualidade excelente e um faturamento razoável? O que se quer provar com isso?  Estabeleça as medidas e/ou quantidades de suas metas em bases reais, mas sem falsa modéstia.


carrinho-cheio1Como conseguir?

O terceiro item do smart é “A” de atingível, ou seja sua meta tem que ser atingível, e para saber se ela é realmente atingível faça a pergunta: Como? É aqui que sua meta esbarra no nível da realidade. Como você irá conseguir o carro que você quer? Você já tem os recursos necessários? Precisa pegar um empréstimo? Irá buscar um financiamento? Seus recursos atuais são suficientes para pagar as mensalidades ou prestações? Nessa equação não deve entrar Deus, nem o sobrenatural. Muitos dizem: “Faça seu pedido com clareza e deixe o30-juros ‘como’ por conta de Deus ou do Universo. Não é bem assim, pois se fosse não haveria tanta gente endividada e outros tantos tendo que devolver os bens às instituições financeiras. É claro que se você fizer tudo certo, o Universo se encarregará de lhe trazer o melhor às suas mãos, muitas vezes de forma surpreendente, mas achar que o Universo vai lhe presentear com um carro pelo qual você terá que pagar sessenta parcelas de quase mil Reais sendo que seu salário é de apenas R$ 1.500,00, é ilusão. E com direito à muita dor de cabeça depois. O ‘Como’ deve ser estabelecido em bases reais, sólidas e com os pés no chão.


Awakening-SedonaPara que?

O quarto item do smart é “R” de relevante e a pergunta para isso é? Para quê? Você quer comprar um carro para quê? Comprar uma casa com quatro quartos para quê? constituir uma empresa para quê? Apesar de não ser determinante para se alcançar a meta, essa pergunta é importantíssima. Há pessoas que querem comprar um carro possante apenas para fazer inveja ao vizinho e para isso se endividam até as tampas. O carro em si não é importante, importante é fazer inveja ao vizinho. Há quem compre uma casa absurdamente grande apenas porque acha que ‘merece’ mas um pequeno apartamento de um quarto já resolveria seu problema de moradia. Acontece que, ao comprar uma enorme casa apenas porque mortgageacha que ‘merece’, o sujeito se enfia numa dívida impagável e algum tempo depois irá perder o imóvel para o banco por não conseguir pagar as parcelas ou então para a prefeitura por não conseguir pagar os altos impostos que incidem sobre o mesmo. Então, a questão ‘relevância’ é altamente relevante, pois é preciso que haja um porquê para se atingir uma meta e esse porquê deve ser razoável. Por exemplo: você quer viajar a Paris ou Veneza para proporcionar momentos inesquecíveis para você e sua namorada ou esposa, para aumentar sua experiência no contato com outros povos e culturas ou você quer fazer isso só para poder depois contar vantagens aos amigos?


O vídeo a seguir é uma boa ilustração para o item ‘Relevância’.


square-rootQuando?

Finalmente, o quinto item do smart é “T” de temporal, o que significa que, ao estabelecer suas metas, você deve colocar um prazo e esse prazo deve ser realista. Você não pode querer que um Estádio do porte do Maracanã seja construído em apenas dois meses. Para quando você quer o carro? Para quando você quer a casa? Quando se iniciarão as atividades da empresa? Dentro de quanto tempo a empresa deverá retornar o investimento? a empresa deve produzir cinco mil unidades de um certo produto em quanto tempo? Em um mês? Em um trimestre? Estabelecer prazos e se esforçar por cumpri-los é essencial para suas saúdes profissional, financeira, física e mental.


Anúncios

Uma ideia sobre “ANO NOVO METAS NOVAS

  1. Carla

    Oiiee! 😀 Muito obrigada por você compartinhar conosco, eu estava procurando sobre isso, agora sim encontrei! Deus te abençoe por você estar ajudando outras pessoas.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s