QUEM É O PERVERSO NARCISISTA?

Texto gentilmente cedido por “Relações Tóxicas e a Perversão Narcísica” (Página no Facebook). Os comentários em azul (itálico) são de minha autoria. Eduardo Lbm.  


Perverso-narcisistaO típico narcisista faz você parecer louco. Se você o confronta sobre algo que fez, dirá que você “tem uma imaginação fértil”. Aliás, esta é uma frase usada comumente por abusadores de todos os tipos para invalidar o depoimento das vítimas. Com frequência dirá que você não sabe o que diz, ou que não tem ideia do que você está falando. Quando confrontado, vai alegar que não se lembra nem dos fatos mais marcantes, simplesmente negando que tenham sequer acontecido, nem mesmo admitindo a possibilidade de ter esquecido.

A principal característica de comportamento do Perverso (Psicopata) é a prática de desqualificar o interlocutor em qualquer conversa. Não importa o que você diga ou como diga, não importa se o que você diz é verdade ou não, se tem fundamento científico, histórico ou filosófico, o perverso sempre desqualifica voccomportamento-castigoê fazendo parecer que você não sabe o que está dizendo e faz isso sempre através do deslocamento de estado de ego. Ele se coloca SEMPRE no estado de ego ‘pai crítico’ e coloca você automaticamente no estado de ego ‘criança adaptada submissa’ e se dirige a você como se você realmente fosse uma ‘criancinha’. A lógica disso é simples: se é uma ‘criancinha’ que está falando, então o que ela diz não precisa ser levado a sério. Ou seja, o que você acaba de dizer, não passa de ‘delírios infantis’. 


Esta é uma tática extremamente agressiva e especialmente revoltante chamada “gaslighting”, comum a abusadores de todos os tipos. Suas percepções da realidade são constantemente postas em cheque até que você perde toda a segurança em sua intuição, sua memória ou seu poder de argumentação. Isso o torna uma vítima ainda mais fácil para o abusador.  Narcisistas praticam o *“gaslighting” de forma rotineira. O narcisista insinua ou diz diretamente que você é dont-want-to-hear-anymoreinstável, que suas crenças são ridículas e que você é pouco cooperativo. Sim, você é hipersensível. Você está imaginando coisas. Você é histérico e completamente irracional. Você está exagerando, “como sempre faz” e que voltará a falar com você quando você tiver se acalmado e não estiver tão irracional. Com a maior normalidade, vai caracterizá-lo como neurótico, psicótico ou simplesmente LOUCO.


voce-tem-culpa-de-que_TheWhiteLightO abusador geralmente não tem nenhuma formação acadêmica, é pouco dado à leitura, tem um conhecimento limitadíssimo das coisas em geral, na maioria das vezes é um fanático religioso (ou se comporta como tal), mas finge muito bem que tem um vasto conhecimento em psicologia e psiquiatria, o suficiente para emitir diagnósticos que classificam você como louco, doente, ‘afastado da realidade’, etc.  Não, amigo, você não
está e nunca esteve louco, apesar de estar sentindo sua autoconfiança um tanto quanto prejudicada. E não, você não é culpado de nada. Faz parte das habilidades do perverso, fazer você se sentir culpado. Ele é mestre nisso. Ele abusa de você, o ofende moralmente e quando você obedient-business-man-remote-controlled-15838613protesta, ele diz que ‘só estava brincando’, mas que de agora em diante não vai brincar mais com você, afinal, você não aceita brincadeiras. Ou seja, ele ainda faz você se sentir culpado por ter protestado e por ter exigido respeito. Essa é a forma mais sórdida que o abusador utiliza para forçar você a diminuir o nível de exigência por respeito. Agora ele diz que não brinca mais, você se sente mal e acaba por afrouxar os limites, permitindo assim que na próxima vez ele ‘vá mais fundo’ no abuso moral e, depois de algum tempo, ele terá controle total sobre você.


arrogante2Depois que o narcisista tiver construído essas fantasias sobre suas patologias emocionais, ela contará aos outros sobre elas, como sempre, apresentando-se preocupada e declarando-se uma vítima. Você tem problemas mentais, é promíscuo (mesmo sem jamais ter traído) ou alcoólatra (mesmo sem por uma gota de álcool na boca). E ele sofre. “Sua insanidade e instabilidade faz da vida do narcisista um tormento” e por isso, todas as suas traições, os seus abusos verbais, psicológicos e físicos são justificáveis. Ele tem crédito com você.

Todo perverso é portador de um certo charme, de um certo carisma, e isso facilita muito para que ele obtenha informações valiosas a respeito de suas vítimas, pois em algum momento, as vítimas em potencial estarão confidenciando problemas ou dificuldades com o perverso. O bom perverso sempre levanta (e carrega) uma bandeira: ‘a do ajudar aos demais’. Ele realmente passa uma impressão de que ajuda de verdade aos que estão em dificuldades, mas o que ele faz na verdade, é criar ‘vínculos’ de dependência para poder melhor abusar de suas vítimas. E coitada da vítima que se permitiu ser ‘ajudada’ por um perverso: ela entrará numa situação de dependência tamanha que EMPRESTIMOdificilmente se libertará. Cada vez que tentar se libertar, o perverso, perversamente insinuará que você deve para ele e para se libertar, deve primeiro pagar o que deve. Enquanto você aceita ser ‘sugado’ em suas energias, você não deve nada. O perverso cria uma simbiose onde ele supostamente ‘ajuda’ você e indiretamente suga suas energias, deixando você sempre sem condições de sair dessa situação. Mas o dia em que você acorda e quer sair, subitamente, estranhamente, perversamente, você descobre que tem um débito quase impagável. Só lhe resta sair da vida da pessoa e abandoná-la, deixando tudo para trás, inclusive os débitos e créditos.


bride-shrinkE não, ele não fez nada. Ela não tem ideia de porque você está tão irracionalmente furioso com ele, afinal foi VOCÊ que o magoou terrivelmente. Ele acha que talvez você precise de psicoterapia. Ele gosta muito de você e faria qualquer coisa para te ver feliz, mas não sabe o quê, porque você sempre o afasta quando ele tenta ajudar. Assim, o narcisista simultaneamente se exime de qualquer responsabilidade por sua óbvia antipatia e falta de colaboração, deixa implícito que há algo fundamentalmente errado com você e por isso está tão furioso com ele. Sua “expertise” é minar credibilidade junto aos outros, pois representa o papel do parceiro/genitor/irmão/amigo abnegada tão perfeitamente que ninguém vai acreditar em você.

cabeca_vaziaComeça a ficar óbvio para você que está lendo este artigo, caro leitor, que a pessoa que se deixa envolver e dominar por um Perverso Narcisista é tão doente quanto o próprio perverso? Fazendo uma analogia ao Triângulo Dramático de Karpman, o Perverso Narcisista é o ‘perseguidor’ e sua vítima é a: ‘vítima’! É alguém cuja posição existencial é a de vítima, de coitadinha, de dependente, de quem está sempre precisando de ajuda e, é claro, o Perverso encontra aí um prato cheio. Só existe uma salvação para a vítima: Tomar consciência de suas fragilidades, de sua baixa autoestima, de sua necessidade de ajuda. Estudar, e muito. Só assim ela poderá se salvar. Não, não irá aparecer um ‘Salvador’ nessa história.


* O nome “gaslighting” se refere a um antigo filme de Hollywood chamado Gaslight, onde o marido tenta convencer a mulher de que ela está louca para interná-la e roubar sua fortuna. Uma das táticas era diminuir a iluminação (a gás naquela época) para confundi-la.

Anúncios

15 ideias sobre “QUEM É O PERVERSO NARCISISTA?

  1. Helen Amorim

    “que a pessoa que se deixa envolver e dominar por um Perverso Narcisista é tão doente quanto o próprio perverso?” Óbvio não? Mas difícil de aceitar em si mesmo. A gente não fica doente. Já temos esta semente da doença dentro de nós. E isto é que faz o jogo. O perverso por ser perverso rega a semente.

    Resposta
    1. Eduardo LBM Autor do post

      Sim, Helen, a semente pode até estar dentro de nós, mas somos curáveis. Até mesmo o Perverso Narcisista é curável, mas no caso dele é bem mais difícil devido à sua habilidade de se auto referenciar, ou seja de se achar um ‘modelo’ de comportamento e atitude, o que torna muitíssimo difícil para ele, reconhecer que é um doente e que precisa ser tratado. Outra característica muito comum no perverso, é que ele não ouve, apenas fala. Como você deve ter lido em meu texto ‘EMPRÉSTIMO CRIMINOSO’, no caso da vítima, se ela não resolver dentro de si as causas inconscientes que a levam a se tornar vítima de um Perverso, ela seguirá sempre sendo vítima. Ela se livra de um e pouco tempo depois, cai nas garras de outro. Reconhecer em si mesmo que há fraquezas e carências, bem com uma baixa auto estima que o levam a baixar a guarda e se tornar a vítima é importantíssimo. Terapia ajuda? Sim. Estudar ajuda? Sim. Buscar ajuda profissional? Sim. Auto análise ajuda? Sim. Psicanálise ajuda? Sim. Tudo é válido, um método ou outro ou todos juntos. O que não se pode é continuar seguindo pela vida sempre sendo a vítima. Grato pelo seu comentário.

      Resposta
  2. RENATA SANTOS

    Esse texto é uma verdadeira LUZ em meu caminho. Estou me livrando do perverso (mais perverso que já ouvi falar na face da terra) e trabalharei em mim desde já as minhas fraquezas para NUNCA MAIS NA VIDA cair nas mãos de outra pessoa do tipo, em qualquer relação.

    Resposta
  3. HELENA

    Impressionante essa colocação , se encaixa tudo na situação em que eu vivia a pouco tempo, estou conseguindo sair aos poucos,graças a Deus. Muitas vezes eu achava que eu estava ficando louca e parecia que era eu quem estava errada na história, me forçando a procura-lo e ele vibrava cada vez que eu fazia isso, com certeza. Mas, o mais importante é que eu já tenho
    consciência que a mudança depende só de mim, porque ele sempre será assim, e eu estou lúcida, sou inteligente pra enxergar isso , portanto estou um passo a frente dele. Só sinto muito pelas outras vítimas que não conseguem enxergar o que tá acontecendo de verdade. O pior é que ele é casado. Estou muito feliz por ler esse artigo e finalmente encontrar alguém que sabia exatamente o que eu estava passando. As vezes ele me ronda ainda para me testar, mas é tão bom saber que eu tenho plena consciência das reais intenções dele, assim fica mais fácil eu me defender. Obrigada pela ótima ajuda. Deus te abençõe.

    Resposta
    1. Eduardo Silva Autor do post

      Obrigado por seu depoimento, Helena. Sempre me alegro ao saber que algo que escrevi fez a diferença na vida de alguém. Felicidades!

      Resposta
  4. Ana

    “O abusador geralmente não tem nenhuma formação acadêmica, é pouco dado à leitura, tem um conhecimento limitadíssimo das coisas em geral…”

    Sabe-se também que um narcisista pode ser um “intelectual” altamente diplomado, possuidor de titulação (mestre ou doutor) e, portanto, pode ter um vasto conhecimento de psicologia ou psicanálise (inclusive é analisado pois faz psicoterapia). É bom ouvinte e analisa suas vítimas. Faz diagnósticos. Usa de triangulação, gaslighting, hoovering, manipula sem culpa, pois se julga merecedor de admiração irrestrita dos demais mortais. Ele se tem em alta conta, crê que os todos estão a seu serviço, embora profissionalmente não seja aproveitado. (desempregado). Pode ser um narcisista encoberto, que figura como amistoso, porém excêntrico, extravagante e muito exigente com seu parceiro amoroso. É muito amigo dos seus facilitadores, que podem ter consciência ou não do seu histórico de abusos. Hábil manipulador, crê que sua inteligência está apenas a seu serviço. É insubordinado, arrogante, invejoso e vingativo.

    Resposta
    1. Eduardo Silva Autor do post

      Muito bem colocado, Ana. Se você permitir, vou agregar o texto de sua resposta ao texto do artigo. Grato por sua participação.

      Resposta
  5. Dione Alves Monteiro de Carvalho

    Convivo com um perverso narcisista há 30 anos! A devastação psicológica me transformou numa presa fácil deste terrível predador. A vida passou por mim e parece que eu não vivi, que eu parei no tempo e no espaço. A dependência financeira me mantém subjugada, cumprindo uma condenação de prisão perpétua. Tudo que fiz e construí junto com ele não me pertence, minha própria vida não me pertence.

    Resposta
    1. Eduardo Silva Autor do post

      Que bom que a leitura deste artigo (e talvez mais alguns que você tenha lido em outras fontes) contribuiu positivamente para o seu despertar. Hora de começar uma nova vida. Seja forte e corajosa.

      Resposta
  6. Andréa

    Narcisistas NÃO SÃO DOENTES! Tem plena consciência do mal que fazem. E por não serem doentes NÃO Há tratamento ou cura. Afirmar o contrário, seria legitimar o abuso sobre suas vítimas!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s