PREDADORES SOCIAIS

MODUS OPERANDI DIVERSIFICADO

Vou descrever como identificar os predadores sociais ou sugadores de energia (vampiros), os perversos narcisistas e outros abusadores através de seus ‘modus operandi’ mais comuns. Por que eu utilizo a expressão ‘sugador de energia’? Simples. Porque todo psicopata é um sugador de energia. Todo perverso narcisista é um sugador de energia. Todo abusador contumaz é um sugador de energia. No final, são todos predadores, pois agem como tal. Perversos narcisistas agem em família ou em relacionamentos íntimos, onde há um vínculo indissolúvel (pai e mãe, irmãos) ou um vínculo afetivo (namorado[a] esposo[a], companheiro[a]), já os abusadores agem em ambientes de trabalho, abusando dos colegas e/ou funcionários. No caso de haver uma posição de poder (chefe, patrão), aí fica caracterizado o assédio moral. 

Os três parágrafos a seguir, eu retirei da Internet,  fazem parte de um texto que já está postado em inúmeros sites, portanto fica difícil de se saber a fonte original. Eles descrevam três dos ‘modus operandi’ mais comuns dos predadores, mas em minha experiência pessoal tenho observado que não é bem assim, os predadores não se apresentam em um desses três modos de forma bem definida. Na verdade, eles transitam o tempo todo entre os três modos atuando de um ou de outro modo conforme a conveniência do momento. Se você ler meu artigo TRIÂNGULO DRAMÁTICO E JOGOS PSICOLÓGICOS, verá que os três modos descritos correspondem exatamente aos três personagens do triângulo: Perseguidor, Salvador e Vítima. 


 OS TRÊS TIPOS MAIS COMUNS DE PREDADORES

perseguidor1- O ESPECULADOR – São pessoas que fazem perguntas para sondar o mundo da outra pessoa, com propósito de descobrir alguma coisa errada. Assim que fazem isto, criticam este aspecto da vida do outro e se esta estratégia der certo a pessoa criticada é vampirizada, passando dar atenção às críticas e cria-se um vínculo simbiótico e o criticado passa a transmitir energia para o sugador.

assedio-moral22- O COITADINHO – É uma pessoa que conta muitas coisas horríveis que aconteceram com ele e insinua que todos são responsáveis pela situação em que ele se encontra, menos ele, é claro. Esta pessoa está tentando envolver você por um sentimento de pena e de forma passiva começa a sugar energia do outro. Geralmente encontra-se este sugador dentro da família, ele sempre quer demonstrar que a outra pessoa não está fazendo o bastante para ajudá-lo e o outro se sente culpado só de estar perto dela.


EMPRESTIMO3- O INTIMIDADOR –
Geralmente são pessoas que chegam na vida do outro como se fosse o “salvador da pátria”, aquele que se importou pelo outro em um certo momento de fragilidade. Este tipo de predador se mostra forte e começa a orientar o outro com atitudes de manipulação com objetivo de manter o outro preso a ele. Este é o mais comum e perigoso, pois geralmente são manipuladores conscientes. Na verdade, ele precisa de energia de suas presas, então as manipula para que o outro tenha receio de se afastar. Este tipo de predador chega ao extremo com ameaças de agressãorelacionamento-toxico ou ameaças de abandono. A vítima passa a achar que sem o predador ela não vive. A vítima começa a dar importância a este tipo de padrão vibracional como uma simbiose e assim o predador atinge seu objetivo, pois o agredido passa a transmitir energia pra ele através de mágoas, rancor, ódio, pois ao combater a ameaça ou agressão com agressão passamos a ser vampirizados, baixando assim nosso padrão energético saudável, levando a estágios de depressão, síndrome do pânico, reclusão social até a casos de morte energética e física.


burro_digitando_computadorInterpretação de texto

Se você, numa inocente tentativa de ajudá-lo, der a ele algum artigo importante para ler, você terá a nítida impressão de que ele não leu uma linha sequer, embora ele chegue para você ‘arrotando’ grandeza e dizendo que o texto era muito bom. Se for um artigo em que o texto confronte diretamente o comportamento do predador, ele imediatamente irá tentar desqualificar o texto, o autor, as fontes e tudo o mais. A posição existencial de um predador é: o mundo inteiro está errado, eu estou certo. O predador, normalmente, tem um sério problema de interpretação de texto. E você descobre isso10351735_796364913775010_2598602258205044272_n rapidamente, porque em um certo momento você se dá conta de que não é possível argumentar com ele, pois ele sempre ‘vence’ a discussão. Aliás, todo predador é um ‘expert’ em ‘vencer discussões’. Então você se vê obrigado a colocar seus pontos de vista por escrito e enviar um e-mail ou entregar uma carta pessoalmente a ele. Essa é uma das  piores coisas que você pode fazer, pois o predador não lê o conteúdo do texto, lê apenas aquilo que interessa e distorce totalmente o significado das palavras sempre se colocando como vítima ou ofendido. E depois, ele vem até você, emputecido de raiva e descarrega em cima de você um monte de desaforos completamente incoerentes fadiga_muscularcom aquilo que está escrito no texto da carta ou e-mail. E sabe por que ele fica emputecido de raiva quando você manda para ele um e-mail ou carta? Porque não se pode ‘bater boca’ com um texto num pedaço de papel ou numa tela de um computador. E o predador tem uma predileção especial por ‘bater boca’, ele adora isso. Sim, porque ao fazer isso, ele cria constrangimento, mal estar humilhação, aliás, ele adora fazer isso na frente de terceiros, para que o constrangimento e a humilhação sejam ainda maiores. E por que ele faz assim? Para criar o contexto favorável para sugar ainda mais a sua energia. Depois de uma situação dessas, você fica literalmente um trapo. E o predador venceu, mais uma vez.


OUTRAS ARTIMANHAS DO PREDADOR


violencia_domestica1-Desqualificar o interlocutor
– Se você tentar argumentar de forma racional com um predador, ele irá desqualificar você. Ele sempre irá dizer que você não sabe o que está falando, que você tem uma imaginação muito fértil e outras coisas do tipo. Ele sempre irá dizer que você anda lendo ‘baboseiras’ ou que alguém anda fazendo sua cabeça. Ele sempre irá dizer que você é facilmente influenciável e se ‘impressiona’ muito facilmente com as coisas e que o que você está tentando dizer não passa de ‘coisas da sua cabeça’.

Conhecimento_e_perigoso2-Desqualificar as fontes do interlocutor – Se você tentar argumentar com um predador apresentando material ou artigos de fontes confiáveis e altamente qualificadas, ainda assim ele irá tentar desqualificar você e as suas fontes. Sempre irá dizer, em tom arrogante e prepotente, que você andou lendo isso no ‘lixo da Internet’. Nem vou entrar no aspecto religioso, porque se o predador além de tudo, for um fanático religioso, ele irá dizer que o único livro verdadeiro é a bíblia e que a única fonte confiável é deus e que nem mesmo as pessoas mais qualificadas, com três PHDs, doutorado, mestrado e títulos acadêmicos do mais alto gabarito, são páreos para deus  ou para a bíblia e blá, blá, blá, blá….

bad_clown_by_brennanob3-Afrouxar ou eliminar os limites do respeito – Uma das artimanhas mais sórdidas do predador é falar alguma coisa em tom de brincadeira, pretensamente bem humorada, mas altamente ofensiva ou degradante à moral do interlocutor. Obviamente que o predador sempre faz isso na presença de terceiros, afinal ele adora público e a presença do público exerce um efeito devastador na moral de quem está sendo abusado. Se o interlocutor reclamar e exigir o devido respeito, ele dispara: “Puxa, não se pode nem brincar com você! Você é muito dodói! Tá bom, não brinco mais! Você não aceita brincadeira!” – E assim ele ainda faz o interlocutor se sentir culpado e constrangido por ter exigido algo que é fundamental nasimagem332 relações humanas: o respeito. E ao se sentir culpado, o interlocutor acaba ‘afrouxando’ os limites e permitindo que na próxima vez o predador seja ainda mais ofensivo e o humilhe ainda mais. E assim, de ofensa em ofensa, de insulto em insulto, de abuso em abuso, o interlocutor vai perdendo toda a moral, seja para o predador, seja para as demais pessoas que frequentemente presenciam os abusos por parte do primeiro e a passividade por parte do interlocutor. Se, em algum momento, o interlocutor quiser reagir e se defender, não terá mais moral nenhuma nem tampouco apoio dos demais. Estará totalmente sozinho e à mercê do predador. E o predador venceu mais uma vez.


MG_0286COMO SE DEFENDER?

Se você tem conhecimento de como é o perfil de um psicopata, perverso narcisista, ou abusador, você ainda tem alguma chance de se defender. Se você nem sabe que está lidando com um, você está para ele como uma zebra está para um bando de leões ou hienas. Em território de predadores, ou você é um predador ou você é caça. Não há lugar para meio termo. Se você não quer ser caça, mas também não quer ser o predador, então é necessário estar ‘blindado’, e a blindagem consiste de conhecimento e atitudes defensivas corretas. É importante saber que muitos predadores agem como tal, puramente por instinto, por sobrevivência. Mas há predadores conscientes, predadores que sabem que são predadores e agem como tal, premeditadamente. Imagine um predador inteligente, com conhecimento de psicologia e com uma boa oratória e que ainda se passa por bom moço, daqueles que adora ‘ajudar’ os outros: você não tem a menor chance. Então, se quer se defender, o primeiro passo é aprender como predadores agem. Só assim você terá uma chance.


AnibalEsteja um passo à frente do predador

Isso mesmo, estude, aprenda como são os vários modus operandi dos predadores. Comece pela Análise Transacional, Jogos Psicológicos e Triângulo Dramático. Você acha tudo isso difícil? Pode até ser, mas é o preço que você terá que pagar para estar em vantagem em relação aos predadores e poder transitar com segurança no território deles. Esforce-se. Aqui mesmo no meu blog você encontra diversos artigos: JOGOS QUE AS PESSOAS JOGAM, TRIÂNGULO DRAMÁTICO E JOGOS PSICOLÓGICOS, QUEM É O PERVERSO NARCISISTA e EMPRÉSTIMO CRIMINOSO. Há também livros para free-download na página: E-BOOKS FOR FREE-DOWNLOAD. Mas há muitas outras fontes, há muito artigos publicados na Internet e em livros. Em pouco tempo você começará a colher os resultados. Confie em si mesmo! Boa sorte!

Foto: Hannibal do antigo seriado ‘Esquadrão Classe A’ (The A Team). Ele costumava falar uma frase que nunca mais esqueci: “Adoro quando um plano dá certo!” 


Anúncios

Uma ideia sobre “PREDADORES SOCIAIS

  1. Cris Fernandes

    Realmente eu estava precisando desses textos. Aquele seu texto que fala das pessoas que irão te taxar de louco eu já havia lido antes. Mas todos sobre esses assuntos: perversos narcisistas, predadores e empréstimos criminosos são top. Gostei muito. E acho que vão me ajudar bastante. Vou refletir sobre todos.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s