MAKTUB

ESTÁ ESCRITO!

Há pessoas que acreditam (e defendem) que tudo já está escrito, pré determinado, milimetricamente programado em nossas vidas. Se tudo já está devidamente escrito, então por que eu devo continuar lutando por um mundo melhor? Tudo é como é e como tem que ser, portanto aceitemos. Nada mais pode ser feito para mudar o que aí está. Então onde é que fica o Livre Arbítrio? Seria o Livre Arbítrio uma grande mentira? Estaríamos vivendo então uma grande sacanagem cósmica?


20circ6 2Está escrito!

Vou parar de escrever artigos sobre a Mutilação Genital Feminina, porque afinal, não adianta mesmo. As milhares de mulheres que sofrem esse tipo de violência anualmente fazem parte de um destino milimetricamente programado e que sempre esteve escrito. Está escrito que a cada quatro minutos, uma menina inocente de apenas três ou quatro anos de idade deve ter o seu clitóris cortado com uma lâmina ou caco de vidro, sem as menores condições de higiene e, pasmem: pelas mesmas pessoas que deveriam protegê-la. Suas mães, tias ou irmãs mais velhas. Sim, isso está escrito, então não faz sentido combater esse tipo de coisa. Também está escrito que, seu eu continuar escrevendo sobre esse assunto, posso aparecer morto de um dia para outro.


Outdoor-ambulante-choca-e-comove-ao-demonstrar-o-horror-do-tráfico-de-mulheres-2Está escrito!

Vou parar de escrever artigos combatendo a escravidão sexual, afinal já estava escrito que, logo após a queda do Muro de Berlim, os oligarcas russos iriam dilapidar todo o patrimônio econômico e financeiro da extinta URSS e enviar os recursos para paraísos fiscais e deixar os países que ficavam do lado de lá da cortina de ferro na mais absoluta miséria, não deixando outra alternativa para a população senão a prostituição em larga escala, mas principalmente das jovens meninas erotizacao-precoceque, aos quinze ou dezesseis anos de idade não veem nenhuma perspectiva de futuro que não seja se prostituírem. Mas se prostituírem para quem, se a população masculina não tem nem emprego? Mas já estava escrito que seria assim, então por que combater? Também estava escrito que em função da miséria que se instalaria nos países do Leste Europeu, haveria uma invasão de ‘empresários da prostituição’ (proxenetas) que iriam aliciar (e também raptar, sequestrar) as jovens meninas, iludindo-as com ofertas de empregos e carreiras nos países badalados da Europa Ocidental, como França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal. Não, não se deve combater esse tipo de atrocidade, pois ‘está escrito’. Sempre esteve.


juros-abusivos-revisao-de-jurosEstá escrito!

Acreditar que ‘está escrito’ é muito confortante para os que gostam do conformismo, é uma ótima justificativa para se deixar as coisas como estão e para que não se faça nada para melhorar, afinal, o futuro não pode ser mudado, não é mesmo? O futuro já ‘está escrito’. As atrocidades cometidas contra os inocentes, os desmandos, as mazelas, a tirania, tudo isso já está escrito, nada pode ser mudado. Vamo deixá cumé que tá prá vê cumé que fica! Afinal deus sabe o que faz. Dizem que deus escreve certo por linhas tortas e as pessoas em geral aceitam essas frases imbecis e estúpidas como verdades, assim fica mais fácil se eximir de suas responsabilidades.


acidente2Está escrito!

Acreditar que está escrito é também uma excelente justificativa para a negligência e a imprudência, afinal, se o que acontece é porque tem que acontecer, qual a necessidade de se cuidar da manutenção do seu carro ou fazer revisões periódicas em uma aeronave? O dia em que o avião tiver que cair ele vai cair, com revisão ou sem revisão, pois está escrito, não é mesmo? Então deixemos que as peças se estraguem, se deteriorem, apodreçam, não vai fazer a menor diferença. Nem mesmo a perícia e habilidade de um bom piloto farão diferença, já que está escrito. Se um piloto consegue salvar uma aeronave e todos os passageiros a bordo, graças à sua habilidade, conhecimento,deus_thumb[5] capacidade de decisão sob pressão e por tomar as ações corretas nos momentos certos, é porque estava escrito, foi deus quem quis assim. Mas se o piloto for infeliz e a aeronave cair e matar a todos menos um (Nossa! Houve um sobrevivente! Como deus é grande!), então é porque também estava escrito. Foi a vontade de deus, um deus que precisa matar duzentas pessoas e deixar apenas um vivo para mostrar o quão grande ele é, o quão poderoso e misericordioso ele é, para que todos se ajoelhem em adoração.


FOI A VONTADE DE DEUS

É muito consolador, quando perdemos um filho ou filha em um acidente por conta da negligência, imprudência ou estupidez alheias, acreditar que ‘foi a vontade de deus’. Sim, isso justifica perfeitamente a estupidez, a negligência ou imprudência de quem provocou o acidente. Também é muito consolador achar que ‘a hora dela chegou’, ou que ‘foi um chamado de deus’ ou que ‘deus escreve certo por linhas tortas’ ou ainda, que esse era o ‘Karma’ da pessoa. São excelentes essas explicações, muito consoladoras mesmo. Isso exime do infrator a responsabilidade, afinal, foi deus quem quis. Aliás, a explicação mais primorosa que já ouvi, é a de que a pessoa ‘escolheu’ isso antes de encarnar. Culpa-se a própria pessoa pelo mal que ela sofreu e pronto! Ficamos com a consciência limpa. Afinal, estava escrito!


charge103Está escrito!

Se realmente tudo já está pré determinado, se nada podemos fazer para mudar, então o que estamos vivendo é uma grande sacanagem cósmica, bem grande mesmo. Por que devo fazer cursos e buscar aperfeiçoamento profissional para melhorar minha vida, se está escrito que serei sempre um pobre miserável? Por que eu devo tentar colocar um negócio próprio com o objetivo de ganhar mais e viver melhor se está escrito que serei sempre um reles empregado que tem que marcar cartão todos os dias e enfrentar quatro conduções para ir trabalhar? Realmente é uma grande sacanagem cósmica. Somos todos reféns do ‘escritor’ que escreveu o que ‘está escrito’. E diga-se de passagem, esse escritor, além de sádico e cruel, tem um péssimo senso de humor. E tem especial predileção por sofrimentos, dores, tragédias, atrocidades, mutilações, enfim, todo tipo de coisas ruins. Aff!


SACANAGEM CÓSMICA

Se eu tiver que viver o resto de minha vida sem poder mudar o que está errado, sem poder melhorar o que precisa ser melhorado e ainda correndo um sério risco de sofrer um acidente motivado pela negligência e imprudência de outrem, sinceramente, não quero mais viver. Por favor me desliguem os tubos. Ah, mas isso não está escrito (me desligarem os tubos), então eu tô é ‘fucked’ mesmo!

Nunca teremos um mundo melhor, nem para nós e nem para nossos descendentes, enquanto alimentarmos esse tipo de crenças estúpidas que só beneficiam àqueles que lucram com esse estado de coisas, que são os que se alimentam de toda essa energia negativa de dor e de sofrimento, que prevalece no mundo.


«Milagres não são coisas que acontecem, milagres são coisas que as pessoas fazem acontecer». Se a ‘grande sacanagem cósmica’ for mesmo um fato, então é nosso dever mandar esse ‘fato’ para a puta-que-o-pariu.

(Colaboração de uma amiga muito especial, a Marsia, que também não acredita nessa balela de que tudo está escrito de forma milimetricamente pré determinada)


.

Anúncios

3 ideias sobre “MAKTUB

  1. Alberto Veronez

    É amigos. Mas devem levar em consideração alguns fatores antes de descartarem esta perspectiva.
    O fato dominante da existencia humana é a medida, o ser humano só consegue provar sua existencia se medir alguma coisa . Ou seja , ele ve um tronco de bambu com um pouco de agua dentro . Ele sabe que precisa tomar a agua ,mas para que inventar algum tipo de medida pra se saber exatamente o tamanho do copo ? pra que inventar uma unicade de medida pra tudo ? Bom o ser humano é assim , nós sempre estamos a procura de algo a concertar ou a destruir é a nossa natureza divina . Mas o homem só consegue medir sua “real” existencia atraves do TEMPO , ele é quem realmente imperializa a vida humana na terra. Mas o tempo é calculado, na terra, atráves do giro que a terra da em torno de seu proprio eixo e em torno do sol . MAs fora da terra o tempo não existe dessa maneira , tanto que os cientistas estao a observvar duas galaxias que vão se colidir e dar origem a nossa galaxia, então consequentemente o tempo não existe da maneira como se pensava e por isso não se pode medir a existencia humana . Agora se da nossa galaxia que estamos agora, podemos observar o choque de duas galaxias diferentes que irão gerar a que estamos , estamois olhando ao passado e assim sendo , os eventos aos quais chamamos de presente também são passado pois o tempo é uma unicade de medida muito falha pra ser levada como base de calculo existencial . Assim sendo é possivel sim que voce nao escolha nada como por exemplo SEU PROPRIO NOME . Ou seja já éra PRÉ-DETERMINADO . NÃO FOI ESCOLHA SUA . e isso não é sacanagem cosmica é apenas “A DIVINA COMÉDIA”.

    Resposta
  2. Isa Maria

    Quando você dispuser de um tempinho, assista ao filme ‘Os Agentes do Destino’, em determinado ponto, um dos ‘agentes’ diz: “O seu livre-arbítrio está restrito à escolha da marca do seu creme dental…’. Afinal, de fato: escolhemos nosso nome? Escolhemos nosso país (a cultura que iremos vivenciar…)? Escolhemos nossa família (seus anseios/preconceitos) e tudo mais que isso significa? Bem complicado!! Gostaria de refletir mais a respeito, pois, embora discorde de que ‘tudo já está escrito’; também discordo do nosso ‘livre-arbítrio’ e você?

    Um forte abraço, com afeto,
    Isa Maria

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s