A LÓGICA NEGACIONISTA

Uma grande diferença separa os verdadeiros céticos

dos pseudo céticos ou negacionistas.


Chemtrail-00O verdadeiro cético

Um cético de verdade, sempre apresenta questionamentos que estimulam a inteligência do interlocutor. Um cético de verdade, respeita a inteligência de seu interlocutor, bem como leva sempre em consideração que seu interlocutor pode ter experiência, formação acadêmica, estudos, credenciais e habilitações. Um diálogo com um verdadeiro cético, é útil e traz crescimento para ambos os lados. Um verdadeiro cético nos mostra (ou nos faz enxergar) facetas de uma questão que antes não havíamos visto, contribuindo assim para melhorar grandemente nossa percepção e visão de mundo.


Chemtrail-01O pseudo cético (negacionista)

Já o pseudo cético (negacionista), não tem o menor respeito pelo seu interlocutor, trata-o sempre como sendo um incompetente, sem estudo, sem cultura, sem conhecimento, sem experiência, sem credenciais e sem habilitações. Chega às vezes ao extremo de tratar seu interlocutor como um débil mental, retardado, ou no mínimo, uma criancinha que não acordou ainda para o mundo. Em grande parte dos casos, o pseudo cético ou negacionista, é também um perverso narcisista, alguém que não suporta a ideia de que ‘os outros’ possam ter conhecimento, autonomia, liberdade de pensar e experiência de vida. Quase sempre é alguém que, sabendo ou não disso, quer exercer controle sobre os demais, quer que os demais se curvem a ele, pois só ele é que sabe das coisas, só ele é o bom, “só ele é o cara!”


Chemtrail-02Ensinando o Pai Nosso ao Vigário

Nos fóruns de Internet, redes sociais e blogs, percebemos claramente quem é o verdadeiro cético e quem é o pseudo cético (negacionista). Quando um debate está em andamento e muitos users já colocaram seus comentários e apresentaram seus pareceres, aparece um cético e coloca um link para um artigo que traz uma visão diferente sobre o assunto, ou faz um questionamento lógico incitando aos que estão comentando a pensarem, raciocinarem e depois responderem. Ou, quem sabe, pesquisarem mais sobre o assunto. Já o pseudo cético quando comenta, trata a todos como se fossem burros e ignorantes a respeito do que estão falando. Ele vem e coloca um link de um artigo que é praticamente um ‘be-a-bá’ sobre o assunto, ou seja, algo que os comentaristas já estão carecas de saber e os questionamentos por eles apresentados já estão num nível muitíssimo acima disso. Ele adora vir falar aos interlocutores daquilo que todos já sabem, presumindo que ninguém sabe. Ou então, ficar repetindo igual a um papagaio, conceitos e expressões científicas já desgastadas e que todos estão ‘carecas de saber’, decoradas dos livros de escola primária, tal qual um crente fanático que fica repetindo trechos decorados da bíblia.


30-willful-ignoranceNegações extraordinárias

Um cético de verdade, vai a campo (ou no mínimo vai à biblioteca),  pesquisa por conta própria e sempre que há uma oportunidade, numa conversa entre amigos ou em um fórum, ele apresenta o material de suas pesquisas como forma de ilustrar ou reforçar seus argumentos. Já o pseudo cético, “empurra” esse trabalho para os demais participantes da conversa. Exige provas de tudo e adora usar uma frase de efeito: “E as evidências? Onde estão as evidências?” Mas quando evidências concretas lhes são apresentadas, ele se recusa terminantemente a examiná-las, sob a alegação de que são falsas, são ‘fake‘, são inconclusivas ou não são suficientes. E ele alega tudo isso, pasmem, sem nem mesmo examinar o material que lhe é apresentado. Ele diz que os outros fazem ‘alegações extraordinárias’, entretanto, ele faz ‘negações extraordinárias’.


dnot_5093Presunção é a tônica

Mas por que o pseudo cético faz isso? Porque tem preguiça de ler. Aliás, uma coisa que o pseudo cético NUNCA faz, é ler o artigo em questão, assistir aos vídeos e examinar as fotos que o ilustram. Nem mesmo lê os textos dos comentários para ficar a par do ‘nível’ da conversa. Não, ele apenas lê o título e já faz presunções (todo pseudo cético é um presunçoso e tem um ego inflado): Ih, lá vem de novo esse assunto conspiracionista, e já estão esses caras todos ‘viajando na maionese’ e fazendo alegações extraordinárias e blá, blá, blá… Ele sempre parte do pressuposto que os que estão seguindo o assunto são tipos dementes ou retardados e não sabem o que estão falando. Experiência, formação acadêmica, credenciais, habilitações, são tudo lixo para ele.



Chemtrail – O melhor vídeo – Inegável


Lógica do cético: “Esse pessoal precisa ver essa questão de um ângulo diferente. Vou providenciar o necessário material para isso. Eles vão gostar.”

Quando um cético de verdade comenta num fórum, os demais participantes sentem se prestigiados pois tem sua inteligência respeitada e estimulada.

****************

Lógica do negacionista: “Esse pessoal não sabe de nada, estão todos viajando na maionese. Vou dar umas ‘aulinhas’ pra eles. Vou ensinar-lhes o ‘be-a-bá’ do negócio.” 

Quando um pseudocético (negacionista) comenta, os demais sentem-se ofendidos e insultados, pois tem a sua inteligência desrespeitada e são reduzidos ao nível de imbecis.

 

Anúncios

2 ideias sobre “A LÓGICA NEGACIONISTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s