VANGUARD VRP

Aplicativo emissor de Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica Vanguard-NFCe

Após um período de pouco mais de três anos, em que ficamos afastados dos negócios devido a problemas com a famigerada Certificação PAF-ECF, a VRP Tecnologia está agora de volta aos negócios. A VRP Tecnologia atuava no Estado do Paraná, mais precisamente na região litorânea e atendia clientes em cinco das sete cidades da região: Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Antonina e Morretes. Com um know-how de cerca de doze anos na área de automação comercial, a VRP Tecnologia já conta com novo aplicativo, devidamente credenciado e preparado para a nova realidade do mercado: o fim da era das impressoras de cupons fiscais (ECF) e o início da era on-line, em que o estabelecimento realiza vendas diretamente conectado ao Servidor da SEFAZ, através do envio de arquivos xml em tempo real e logo após a conclusão de cada venda, tendo a fiscalização e liberação/rejeição praticamente instantânea dos documentos fiscais, dispensando assim a necessidade dos dispendiosos ECFs (impressoras fiscais). 

A VRP Tecnologia orgulhosamente apresenta, seu novo aplicativo para automação comercial, o Vanguard-NFCe


paginainicial

fc-exedanfenfceVanguard-NFCe

É um aplicativo para emissão de Notas Fiscais eletrônicas ao consumidor final e utiliza a Plataforma Fiscal Bematech (Fiscal Manager) para realizar as tarefas de emissão dos arquivos xml, o envio ao Servidor da SEFAZ e posterior guarda (custódia) dos arquivos. O módulo Bematech Fiscal Manager garante a entrada automática em modo de contingência nos casos em que ocorre a falta de Internet no estabelecimento do comerciante ou a indisponibilidade temporária do Servidor SEFAZ. Cabe também ao módulo Bematech Fiscal Manager a impressão do mini Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica) com o QR code, que permite a consulta rápida ao Servidor da SEFAZ para verificar a autenticidade do documento.


img_5845Prestigiando os pequenos e médios

O Conjunto de aplicativos de Frente-de-caixa e Retaguarda Vanguard-NFCe é voltado às lojas e comércios de pequeno e médio portes (mercados até 6 check-outs) e consiste de dois módulos, um Retaguarda e um Frente-de-caixa, que trabalham em conjunto e podem estar no mesmo PC ou em PCs diferentes, caso em que estarão trabalhando em Ambiente de rede.  A principal característica do Frente de Caixa Vanguard-NFCe, é que ele trabalha no modo “stand-alone”, isto é, trabalha independentemente de o Servidor (PC onde se encontra o módulo Retaguarda) estar ligado ou não. Em termos reais, significa que, em havendo pane ou desligamento do computador principal, os módulos de Frente-de-caixa continuam trabalhando normalmente, não deixando em momento algum, de realizar as vendas. As informações de baixa de estoque e registro de vendas ficam retidas nos PCs dos módulos Frente-de-caixa e são enviadas automaticamente ao PC principal quando este volta a funcionar e o módulo de Retaguarda é iniciado, não havendo o menor risco de perda de dados.


mercadoMódulo Frente-de-caixa

No módulo Frente-de-caixa é que são realizadas as vendas. É possível instalar até 6 (seis) módulos no estabelecimento (até seis caixas ou check-outs). Dependendo da natureza da atividade comercial do estabelecimento, o módulo Frente-de-caixa pode trabalhar diretamente conectado ao banco de dados no PC principal (Servidor) ou então, trabalhar com ‘tabela local’. Para Supermercados, recomenda-se sempre, a utilização de tabela local, evitando assim que a precificação dos produtos, feitas no módulo de Retaguarda reflita imediatamente nos caixas, permitindo que sejam colocadas antes ascheck-barra_opt etiquetas de gôndola, principalmente nos casos em que houve aumento de preços praticados em alguns produtos, evitando assim mal-estares e constrangimentos entre os clientes e operadores dos caixas ou outros funcionários. O uso de ‘tabela local’ permite também que o caixa funcione no modo “stand-alone”, ficando assim, não dependente do Servidor. Para outros tipos de comércio, como lojas de roupas, material leitor-codigo-barras-belétrico ou de construção e outras, é possível e até recomendável, o uso do Frente-de-caixa conectado diretamente ao Banco de dados. É possível também, a utilização de balanças de check-out, para pesagem de frutas e legumes diretamente no caixa, evitando assim as filas para pesagem no interior da loja. Aceita muito bem qualquer tipo de leitor de código de barras, seja de mão, de mesa ou integrado com a balança de check-out, como na foto acima. O aplicativo permite também, a consulta prévia de preços de qualquer item, por código ou por descrição, inclusive durante a venda (configurável).


fc-tela-vendas-04

Tela do aplicativo de Frente-de-caixa. A tela cobre totalmente a área livre do monitor (1366×768) evitando assim perda de foco e distrações. Os elementos são grandes para facilitar a visão, tanto para o/a operador/a como para o cliente. Tela simples, enxuta e funcional. Sua operação requer treinamento mínimo, apenas 15 minutos. O próprio operador que já aprendeu a usar o sistema, saberá ensinar os colegas em poucos minutos. 


fc-tela-vendas-00

Tela inicial do Frente-de-caixa Vanguard-NFCe. Nela o usuário pode acessar funções como Leitura X ou Redução Z (final de vendas), abastecimento ou retirada de dinheiro da gaveta, examinar a 2ª via eletrônica para tirar dúvidas ou examinar ocorrências e configurar o aplicativo. 


rt-tela-inicial-00Recursos do Módulo de Retaguarda

No módulo de Retaguarda é onde o usuário cadastra e precifica os produtos que serão vendidos no(s) módulo(s) Frente-de-caixa (até 6).  É utilizado um sistema de banco de dados ‘não proprietário’, desenvolvido pela própria VRP tecnologia, que comporta até 30 mil itens no cadastro de produtos, bem como cadastro de clientes, contas a receber,  contas a pagar, dados estatísticos, etc. Além da baixa de estoque, o aplicativo armazena informações de venda, de modo que é possível exibir três históricos simultâneos na tela de edição de itens, onde se pode verificar o desempenho das vendas, quantidades vendidas e preços praticados, item a item, diariamente por até 15 dias, semanalmente por até 12 semanas mais a semana corrente e mensalmente por até 15 meses mais o mês corrente.


rt-tela-itens-01

Tela de edição de itens, onde é possível acessar também, a geração de listas de cotação e disponibilizá-las on-line para os vendedores participantes das cotações. No lado direito pode-se ver o histórico de vendas mensais do item selecionado.


rt-tela-nfe-04Cotação on-line

É possível gerar uma listagem por estoque mínimo e disponibilizá-la on-line ao vendedores participantes das cotações. A VRP Tecnologia disponibiliza a esses vendedores, gratuitamente, um aplicativo simples, que permite receber a lista de cotação, colocar os preços item a item, e devolvê-la ao comerciante. Após o comerciante receber todas as listas, o aplicativo faz o processamento com base no menor preço e priorizando a sequência de fornecedores previamente programada e, no final, gera os pedidos com os itens que cada vendedor ganhou, restando ao comerciante colocar as quantidades desejadas e enviar de volta aos vendedores. paralelamente, o aplicativo gera um arquivo espelho que pode ser impresso e utilizado para a conferência das mercadorias no momento do recebimento e também para lançamento automático em estoque. O lançamento automático no estoque também pode ser feito de forma simples e rápida, através do arquivo xml da Nota Fiscal eletrônica emitida pelo fornecedor.


zebra-tlp-2844-barkod-yazici-zebra-barkod-yazici-zebra-tlp2844Etiquetas de gôndola

A geração e impressão de etiquetas pode ser feita de duas formas: através de uma impressora Zebra, específica para etiquetas, bastando para isso que a impressora esteja devidamente instalada no mesmo PC onde se encontra o módulo de Retaguarda. Entretanto, a impressora Zebra é um equipamento caro e nem todo comerciante está disposto a comprar uma e pagar seu preço. Para isso há uma segunda solução, que requer um pouco mais de trabalho por parte do usuário, já que terá que usar tesoura ou guilhotina, mas é perfeitamente viável: a impressão das etiquetas em papel A4, branco ou amarelo, através de uma impressora laser preta ou colorida, ou até mesmo uma impressora jato de tinta de boa qualidade, definitivamente muito mais barata que uma impressora Zebra.  Veja abaixo a tela de geração de etiquetas e o resultado em um arquivo do WordPad.


rt-tela-etiquetas-02

Tela de geração e impressão de etiquetas de gôndola. À direita, visualização em um arquivo do WordPad, que pode ser impresso numa impressora laser ou jato de tinta comum.


produto-274-1Balanças de padaria e açougue e Busca preço

O aplicativo de Retaguarda Vanguard é perfeitamente compatível com as balanças das marcas Toledo Prix 4 e 5, Filizola Platina e também Urano. Ao fazer o envio das tabelas para os caixas, o aplicativo gera automaticamente os arquivos ‘Cadtxt.txt’ e ‘Setortxt.txt’ da Filizola e também o ‘Txitens.txt’ da Toledo. Depois, é só fazer a importação desses arquivos nos respectivos platina30_large1aplicativos, MGV5 da Toledo e Smart Editor da Filizola e posterior envio às balanças.  O mesmo ocorre com o Busca preço Gertec. O Vanguard gera automaticamente o arquivo ‘PriceTab.txt’ e o coloca diretamente na pasta do aplicativo Gertec (configurável).  Uma informação importante: É possível o aproveitamento do cadastro de itens já em uso, do comerciante, bem como os itens de balança, evitando assim, que ao instalar novo sistema, o usuário seja obrigado a cadastrar novamente todos os itens.


rt-tela-caixas-05Gerenciamento das vendas

O módulo de Retaguarda Vanguard, permite o gerenciamento das vendas, estoque de itens e demais informações pertinentes ao negócio, através de vários tipos de relatórios e/ou listagens. Na tela de gerenciamento dos caixas (check-outs) é possível, além de acompanhar em tempo real as vendas em cada caixa, fazer o fechamento e conferência dos caixas via Retaguarda, pois todas as informações necessárias estão ali presentes. Também é possível, após a conferência e o fechamento, finalizar remotamente os aplicativos de Frente-de-caixa e desligar remotamente todos os check-outs.


rt-tela-senhas-07Gerenciamento de usuários

É possível cadastrar senhas para os funcionários e/ou gerentes/supervisores que irão utilizar o sistema Vanguard-NFCe, bem como é possível definir o que cada usuário pode ou não fazer quando estiver utilizando o aplicativo. Se houver necessidade, é possível mudar as senhas a qualquer momento, e também excluir usuários. Para garantir a segurança do sistema e também dos usuários, o Vanguard-NFCe gera logs (rastreamento) de cada operação realizada pelo usuário, desde o momento em que inicia o aplicativo, registrando cada ação realizada, cada tela acessada, e um detalhe importante: o aplicativo solicita senha para ser encerrado. Sim, por questões de segurança, o usuário sempre deve fornecer a senha ao encerrar qualquer dos módulos do Vanguard-NFCe, seja Retaguarda ou Frente-de-caixa.


Há muito mais recursos no aplicativo do que o que é descrito aqui neste artigo, mas descrever todos tornaria o artigo por demais extenso, então vamos apenas citar mais alguns:

Possibilidade de venda a crédito (Crédito Loja) para clientes cadastrados em seu banco de dados com respectiva geração de comprovantes e controle de recebimentos.

Possibilidade de venda de bebida gelada (refrigerantes) com preço diferenciado no caixa e de modo automático. 

Impressão de cartazes e mini cartazes de oferta diretamente do aplicativo. 

Utilização de ‘itens-mestres’ para facilitar a baixa no estoque para carnes e também para produtos vendidos a granel. 


nfce-e1-462x200Implementação do Vanguard-NFCe

Acesso à Internet é obrigatório e deve ser possível acessá-la a partir de todos os PCs onde estejam instalados módulos do Vanguard-NFCe. Os módulos de Frente-de-caixa trabalham diretamente conectados ao Servidor da SEFAZ, e embora seja possível trabalhar em modo de contingência por tempo indeterminado, não se deve fazê-lo por tempo excessivo, pois os arquivos acumulados terão que ser enviados tão logo seja restabelecida a Internet, e o aplicativo, por questões de ordem fiscal, irá priorizar o envio dos arquivos leve o tempo que levar, e isso deixará a função de vendas indisponível enquanto durar a resolução das contingências. Embora seja possível utilizar bematechcomputadores mais “velhinhos” nos caixas, recomenda-se sempre a utilização de equipamentos novos, já que são os caixas que mais trabalham e também é por ali que passa toda (ou quase toda) a receita da empresa. Então, investir em equipamentos novos poupa um monte de dores de cabeça com manutenções inesperadas. Leitores de código de barras, também devem ser de boa procedência e de boa qualidade, preferencialmente com interface USB para não entrar em conflito com o teclado. Antes de comprar PCs para os caixas, consulte alguém com conhecimentos em automação comercial, pois não é todo PC que irá servir. Balanças de check-out ainda utilizam portas seriais (COM:) e algumas impressoras de cupons também e a maioria dos PCs novos já não vem mais com essas portas disponíveis. Também não se recomendabematech_4200_nfce_5 comprar PCs nas Casas Bahia ou PCs da Positivo, que apesar de bem mais baratos, não tem todas as portas disponíveis para automação, além de perderem a garantia, caso seja necessário instalar uma placa PCI para suprir portas faltantes (isso se ao menos tiverem ‘slots’ para instalação de uma placa adicional, coisa difícil de encontrar em PCs baratos justamente por serem baratos (redução de custos). A frente de loja não é local para se economizar em equipamentos. Alí é que se exige dos equipamentos, excelência em funcionamento, nos PCs, impressoras, leitores, balanças, monitores, etc. As impressoras que irão imprimir o mini Danfe, devem ser do tipo térmica, não fiscal. Embora qualquer marca funcione, já que a impressão será feita via spooler do Windows, recomenda-se fortemente a Bematech MP4200 TH, por ser a impressora que está melhor ajustada ao Bematech Fiscal Manager.


certificado-digital-12-638Documentação necessária

Até aqui, tratamos da parte equipamentos, mas há também a parte burocrática. Para a instalação do Vanguard-NFCe nos PCs de Frente-de-caixa, o comerciante precisará de um Certificado Digital A1 e também de um CSC (Código de Segurança do Contribuinte), ambos podem ser providenciados pelo seu Contador. Esses dois itens são necessários antes da instalação, bem como é necessário solicitar junto à SEFAZ uma Autorização de uso de Sistema Informatizado, informando o Número do Sistema e o CNPJ do fornecedor de sistemas informatizados de sua escolha (isso imagestambém é providenciado pelo seu Contador). Para o módulo de retaguarda, é necessário um PC com maior desempenho e totalmente liberado. O aplicativo não pode e nem deve ser instalado no mesmo PC em que se esteja utilizando câmeras de monitoramento e vigilância. O sistema de câmeras exige um PC dedicado. Também não se recomenda a utilização do PC onde está instalado o Retaguarda para usos pessoais, embora isso não seja um problema tão grande. Mas, se por questões de manutenção do Sistema Vanguard-NFCe, for necessário a formatação e reinstalação de Sistema Operacional, se houver muitas informações e documentos particulares no PC, isso tornará a manutenção bem mais demorada, devido à necessidade de backups cuidadosos para não se perder informações importantes. A VRP Tecnologia, quando assume os trabalhos de instalação e implementação de sistema Informatizado em um cliente, tem por procedimento padrão, formatar e reinstalar o Sistema Operacional (Windows) em TODAS as máquinas envolvidas. Só depois de instalado o Windows a partir do zero e devidamente configurado é que são instalados os aplicativos maxresdefaultcomerciais, garantindo assim, uma instalação limpa, segura e confiável. Mas isso não é obrigatório, embora seja fortemente recomendado. O PC do Retaguarda será responsável pelo gerenciamento dos aplicativos das Balanças Toledo e/ou Filizola (Açougue e Padaria) e para isso será necessário conectar a ele os dispositivos “OPTO” (Filizola) ou “MGV5” (Toledo). Também deverá estar conectada a ele, uma boa impressora de escritório, jato de tinta ou laser, preferivelmente laser, para as listagens, relatórios e etiquetas de gôndolas. Se o comerciante preferir (e tiver a disponibilidade financeira) poderá conectar também ao PC de Retaguarda uma Impressora Zebra, preferivelmente o Modelo TLP2844, para a impressão de etiquetas. Ah, também poderá estar conectado ao PC de Retaguarda, um ou mais terminais de Busca Preço, caso o comerciante o deseje (e tenha a disponibilidade financeira).


39266278-8eaf-48e7-96f5-0c2d55b2811d_qqqqInterrupções de energia

Embora não seja obrigatório, é fortemente recomendada a utilização de um bom aparelho de no-break para socorrer os Sistemas e equipamentos em casos de interrupção de energia. Importante lembrar que a função do no-break não é a de sustentar sua loja funcionando por um longo tempo de falta de energia, mas evitar aquelas famigeradas interrupções curtas de um ou dois segundos, mas que causam enormes transtornos na loja. Interrupções menores que um ou dois segundos são suficientes para causar desligamentos e/ou travamentos em PCs, leitores de códigos de barras, impressoras de cupons, balanças de check-out e também as do açougue e padaria. Se o comerciante tiver disponibilidade financeira, pode investir num no-break de grande capacidade, capaz de sustentar Frente-de-caixa, Retaguarda e balanças por até quatro horas, mas são equipamentos muito caros. Se o comerciante não tem  essa disponibilidade, rua-conde-de-parnaiba-lojas-fechadas-falta-energia-21012015-7invista pelo menos em um no-break de 1,0 a 1,5 KVA e conecte nele um dos PCs de Frente-de-caixa, incluindo balança de check-out (se houver) e leitor de barras e uma balança de fundo de loja, preferivelmente a do açougue. Isso já é suficiente para manter sua loja funcionando. Não chega a ser um plano eficiente de contingência, mas é melhor do que ver sua loja totalmente parada, filas nos caixas, clientes irritados, funcionários correndo como tontos e… Bom, se você que está lendo este artigo for comerciante, você já sabe que deve cuidar bem de sua Galinha dos Ovos de Ouro.


Como adquirir o Vanguard-NFCe? 

O aplicativo comercial Vanguard-NFCe fornecido pela VRP Tecnologia está disponível apenas para o Estado do Paraná, por enquanto, até que se obtenham credenciais para outros Estados conforme demanda. Já adiantamos que com exceção do estado de Santa Catarina, todos os demais aderiram ao projeto, estando em fase inicial de implementação, ou até mesmo, já possuem decreto instituído para adesão voluntária. Veja no link a seguir o calendário de implementação nos diversos Estados.

http://ciranda.me/tsdn/blog-da-tecnospeed/post/seu-estado-ja-esta-obrigado-a-emitir-nfc-e

Show room para visitas e verificação do funcionamento:

Super Mercadolar – Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 6124 em Paranaguá/PR

Telefone: (41) 3424-0545

Ou pelos celulares: (49) 8417-1473 Oi e (49) 8871-5994 Claro

ou pelo e-mail: vanguard.lbm@gmail.com


 

Anúncios

3 ideias sobre “VANGUARD VRP

  1. paleoseti

    Olá EDU, achei o nome VANGUARD-NFCe bastante conveniente.
    E também gostei da “coincidência” do nome NFCe (Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica) com a tecnologia de vanguarda NFC (Near Field Communication) que está sendo implementada nos celulares de ponta e logo deve ser aceita no comércio brasileiro, assim como as máquinas de débitos são.

    Parabéns e boa sorte no empreendimento.

    Resposta
    1. Eduardo LBM Autor do post

      Grato pelo valoroso apoio, amigo Paleoseti. Vou pesquisar sobre essa tecnologia NFC. Juro que não sabia. Já ouvi algo a respeito, mas estou tão envolvido na programação que não estou tendo tempo para outras pesquisas. Obrigado.

      Resposta
  2. LUCIANA

    BOM DIA EDUARDO, ACHEI MUITO INTERESSANTE!! SUCESSO PRA VC AI EM PARANA JÁ QUE NOS ABANDONOU AQUI NO CHAPADÃO SEUS SERVIÇOS SÃO MUITO BOM E TENHO CERTEZA QUE TERÁ UMA BOAS VENDAS PENA QUE NÃO TEMOS O MAIS AQUI .

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s